Prefeitura do Rio realiza novo módulo do Programa Agentes da Integridade

• Prefeitura do Rio realiza novo módulo do Programa Agentes da Integridade
Publicado em 13/11/2023 - 13:19  |  Atualizado
Foto: JP Engelbrecht

Programa realizado pela Secretaria Municipal de Integridade, Transparência e Proteção de Dados reuniu cerca de 60 servidores no Centro de Operações do Rio

A Prefeitura do Rio, através da  Secretaria de Integridade, Transparência e Proteção de Dados, concluiu nesta quarta-feira, 08/11, no Centro de Operações do Rio, mais uma etapa do programa Agentes da Integridade, que capacita servidores para atuarem como disseminadores da cultura de integridade na gestão pública. O segundo módulo do Programa reuniu os quase 65 agentes públicos de 23 órgãos e secretarias que tiveram oportunidade de trocar ideias e esclarecer dúvidas sobre o tema.

Mais uma etapa do programa Agentes da Integridade, desenvolvido pela Secretaria de Integridade, Transparência e Proteção de Dados para capacitar servidores a atuarem como disseminadores da cultura de integridade na gestão pública, foi concluída nesta quarta-feira (08 /11). Reunidos no Centro de Operações Rio, os alunos tiveram oportunidade de trocar ideias e esclarecer dúvidas ao longo do segundo módulo do curso de capacitação, conduzido pela equipe da SMIT.

O segundo módulo dos Agentes tratou dos temas “Código de Integridade na Prática”,  conflito de interesses, princípios da impessoalidade, honestidade, legalidade e moralidade, além de orientações sobre assédio moral, formas de comportamento nas redes sociais entre outros tópicos que constam do Decreto 50.021/21.

“É muito gratificante ver a Cultura da Integridade ser levada a sério. O envolvimento da turma mostra que estamos no caminho certo para a construção desta cultura. Mais do que aprender, eles levarão esse conhecimento para suas áreas e colegas de trabalho. A cultura é resultado de hábitos e costumes, do que fazemos diariamente. Por isso, acreditamos nesse trabalho que fala diretamente com as pessoas”,  explica Karina Uchôa, gerente da equipe de Integridade da SMIT, que ministrou a aula.

A seleção para as turmas do programa Agentes da Integridade, ocorreu por meio de edital que teve o resultado publicado em setembro. As inscrições foram feitas pelo Processo.rio, quando os candidatos tiveram que enviar cartas de interesse, explicando os motivos pelos quais gostariam de fazer parte do programa. Juntos, eles estão recebendo a capacitação para atuar na implementação da cultura de integridade, disseminando boas práticas em suas áreas de trabalho. A ação é um desdobramento do Programa Carioca de Fomento à Integridade Pública (FIP.Rio), criado por meio de decreto em julho deste ano.