SMIT realiza workshop para Equipe da Atenção Primária Prisional

• SMIT realiza workshop para Equipe da Atenção Primária Prisional
Publicado em 30/01/2024 - 18:25  |  Atualizado em 30/01/2024 - 18:26

Ao final do treinamento, as equipes participaram da elaboração de um guia de práticas

Equipes da Atenção Primária Prisional participaram hoje, 30/01, do workshop sobre a Cultura de Integridade, realizado pela Secretaria de Integridade, Transparência e Proteção de Dados (SMIT), no Centro Municipal de Saúde Manoel José Ferreira, no Catete.

O treinamento envolveu uma palestra, em que foram discutidos os conceitos de integridade e ética, além do papel dessas premissas na gestão pública. Para a gerente de Cultura da Integridade da Secretaria, Karina Uchôa, esses são momentos nos quais a reflexão provocada faz com que cada um dos agentes públicos possa analisar ações e atitudes que, no dia a dia, nem sempre são observadas.

“Após o workshop, ainda teremos outras etapas do nosso treinamento, que vão até a construção de um documento conjunto com os princípios e regras desenvolvido pelos próprios participantes. O olhar de cada área específica é essencial para que seja um documento com ações aplicáveis e voltado para as particularidades de cada uma delas”, explica Karina.

Além da palestra, o workshop ainda contou com um momento específico para as dinâmicas e atividades em grupo, quando todos foram convidados a debater o tema, expor percepções e, com base nas experiências trocadas, formular ideias para contribuir para o incentivo à Cultura de integridade na Administração Pública.

“A Integridade tem o sentido de honestidade, de ética. É executar o que é certo, de maneira correta, mesmo quando ninguém está olhando. A manhã de hoje reforçou minha percepção de que a integridade perpassa todas as áreas das nossas vidas. Foi um treinamento muito agregador, que trouxe muito valor para todos” conta Joice Augusto, enfermeira e assessora técnica da Atenção Primária Prisional.