CADRio chega em Santa Cruz trazendo conforto e agilidade no atendimento

• CADRio chega em Santa Cruz trazendo conforto e agilidade no atendimento
Publicado em 20/07/2023 - 12:49  |  Atualizado em 21/07/2023 - 14:33
CadRio em Santa Cruz pela SMTDIFoto: JP Engelbrecht

O sistema de agendamento para o CADRio chegou em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio. Depois do sucesso na Rocinha, Grande Tijuca e Madureira, a Prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) em parceria com a Secretaria Municipal de Transformação Digital e Integridade Pública (SMTDI), inaugurou, nesta quarta-feira, dia 19/07, a nova Central de atendimento do CADRio, O projeto conta com recursos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

“Temos a opção de agendamento, além de ser mais um posto de atendimento também deste bairro ou para outras famílias que estejam nas proximidades, que poderão fazer atualização do cadastro único e garantir o acesso das políticas federais, aos programas estaduais e municipais, que usam o Cadastro Único. Essa nova Central de Atendimento, em Santa Cruz, vai trazer o acesso mais facilitado para as famílias que mais necessitam aos programas públicos, principalmente, o Bolsa Família, que atende milhares de famílias em todo o país e aqui no Rio de Janeiro”, explicou Liomar Leite de Morais, Diretor de Operação do Cadastro Único do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

As centrais da Rocinha e Madureira já atenderam mais de 13 mil pessoas com agilidade e conforto. O serviço já está em funcionamento na Rocinha, Zona Sul, na Grande Tijuca, e desde o mês passado em Madureira, Zona Norte da cidade. Até agora, 52 bairros abrangentes já foram atendidos pelo serviço.
Os bairros contemplados nesta etapa são: Guaratiba, Paciência, Santa Cruz, Sepetiba, Pedra de Guaratiba, Barra de Guaratiba e Ilha de Guaratiba.

“Inauguramos em Santa Cruz a nossa terceira Central de Cadastro Único. Elas pretendem acabar com as filas na cidade do Rio para o cidadão, que precisa se cadastrar ou se recadastrar para os programas sociais, como exemplo, o Bolsa Família. Mais sete unidades estão por vir, ou seja, nós iremos finalmente dar dignidade ao cidadão, para ser atendido de forma adequada, qualificada e respeitosa nas unidades da assistência social do Rio de Janeiro. A ideia é zerar as filas até o final do ano”, destacou disse Adilson Pires, Secretário de Assistência Social.

Os usuários da Assistência Social destes bairros precisarão agora fazer agendamento prévio através da Central 1746 antes de procurar os CRAS para tratar de serviços relacionados ao CADÚnico. O atendimento para quem começar a se agendar nestes bairros vai começar hoje e, importante, a partir desta data só será possível ser atendido com agendamento realizado previamente.

“É um prazer poder contribuir com esse objetivo tão importante de zerar as filas no município do Rio. Estamos vendo esse projeto caminhar muito rapidamente. Isso é muito bacana mesmo. A Central 1746 acordou preparada para atender a região, e trazer os impactos positivos da aplicação desta tecnologia simples para qualidade de vida das pessoas”,
disse Gabriela Gervason, Coordenadora de Relacionamento com o Cidadão da Secretaria Municipal de Transformação Digital e Integridade Pública.

Após Santa Cruz, a plataforma desenvolvida pela Central 1746, continuará a ser implementada gradativamente em outras regiões da cidade. Em agosto, o bairro de Bangu será o próximo destino.

O Cadastro Único é um instrumento de coleta de informações, para realizar a identificação e a caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda. Podem fazer o cadastro famílias com renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa. O responsável familiar deve ter idade a partir de 16 anos.