Nova atualização do sistema Processo.Rio está no ar

• Nova atualização do sistema Processo.Rio está no ar
Publicado em 25/08/2023 - 12:42  |  Atualizado em 29/08/2023 - 13:36

Nova versão que foi ao ar esta semana oferece recursos que agilizarão alguns trâmites de documentos

O Processo. Rio, programa da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro que traz o processo eletrônico para a administração pública, passou por nova atualização esta semana. Desenvolvido pela IplanRio, Empresa de Informática Municipal, órgão ligado à Secretaria Municipal de Transformação Digital e Integridade Pública, o sistema, que tem como objetivo modernizar a gestão e operação de processos administrativos, proporcionando novos cenários de eficiência  na gestão pública e transformação digital.

Só em 2023, o Processo.Rio já digitalizou 136 mil processos e um total de 1,5 milhão de documentos. Desde sua implementação, o Processo.Rio já produziu 19 milhões de páginas digitais, resultando num impacto de 89 toneladas de papel não impresso ou 1.913 árvores. Em água economizada, são 76,5 piscinas olímpicas. Se cada uma das páginas fosse enfileirada, formaria uma estrada que iria do Rio a Bogotá.

A atualização que foi ao ar esta semana contou com  importantes alterações. Entre as principais funcionalidades estão: a  visualização da função dos botões do sistema (com textos explicativos visíveis ao pousar o mouse em cima do botão), a função Envio para Visualização Externa (através de link), a função de envio de E-mail de Notificação ao usuário interno e as funções “notificar”, (que permitem que um usuário notifique destinatários de forma simultânea), e “concluir”.

Outras atualizações também foram implementadas, como  a juntada automática de documento que a partir de agora pode ser elaborado por uma lotação e assinado por usuário de outra lotação, além de novo método do “esqueci minha senha”.

“Este é um passo importante na evolução do Processo.Rio, sistema que hoje já reúne mais de 20 mil servidores e ainda tem interface com o Carioca Digital. O sistema é cada vez mais fundamental para o dia-a-dia dos cidadãos e da gestão municipal. Essas atualizações fazem parte do objetivo da Prefeitura, de conseguir tornar digitais 100% dos processos municipais”, diz Júlio Urdangarin, subsecretário de Transformação Digital.