• Secretaria de Transformação Digital e Integridade Pública marca presença na conferência Web Summit
Publicado em 08/05/2023 - 14:44  |  Atualizado em 20/06/2023 - 18:30
Palestra no Web Summit - Marcelo Piu / Prefeitura do RioPalestra no Web Summit - Marcelo Piu / Prefeitura do Rio

O Secretário Municipal de Transformação Digital e Integridade Pública (SMTDI), Tony Chalita, e o Subsecretário de Transformação Digital, Bruno Bondarovsky, participaram nesta quarta-feira (03/05) da série de painéis promovidos pela Prefeitura do Rio em parceria com o SENAC Rio, em stand conjunto no Riocentro, durante o Web Summit.

Esta é a primeira edição no Rio de Janeiro da conferência mundial sobre tecnologia que, desde segunda-feira (01/05), vem reunindo representantes dos setores público e privado, como empresários, criadores e investidores, para o debate de temas como inteligência artificial, redes sociais e mudanças climáticas.

Em sua apresentação, Chalita abordou os desafios e os avanços na SMTDI, pasta criada em janeiro deste ano para atuar na transformação digital da Prefeitura:

– A realização do Web Summit no Rio reforça o compromisso do Prefeito Eduardo Paes com a inovação e a transformação digital do município. A Secretaria vem produzindo avanços consistentes neste sentido, implementando novos serviços digitais para o cidadão, tornando o atendimento mais eficiente e simplificando o relacionamento dos cariocas com a Prefeitura. Estamos trabalhando para cada vez mais substituir o papel e economizar o tempo dos cidadãos.

Projetos importantes da secretaria, como o processo.rio e a Central 1746, que vem passando por uma série de melhorias e modernizações, despertaram a atenção do público. Os avanços na área de transparência e proteção de dados e também os desafios de tornar o Rio cada vez mais digital foram temas da participação do secretário.

Inteligência artificial também foi tema da apresentação:

– Já temos algumas iniciativas que incorporam a tecnologia de IA na Procuradoria Geral do Município e na Secretaria Municipal da Fazenda. Estamos também desenvolvendo uma plataforma de atendimento ao cidadão via WhatsApp, que usará linguagem simples e fácil e terá muitos serviços disponíveis. Utilizaremos tecnologia semelhante a do ChatGPT, e será um importante avanço no relacionamento da  Prefeitura com os cariocas – disse Bruno Bondarovsky.