SMIT marca presença no evento Celebra NaMoral Rio 2023

• SMIT marca presença no evento Celebra NaMoral Rio 2023
Publicado em 13/12/2023 - 18:08  |  Atualizado
Foto: JP Engelbrecht

A Secretaria Municipal de Integridade, Transparência e Proteção de Dados marcou presença hoje no evento Celebra NaMoral Rio 2023 que premiou professores e alunos que mais se engajaram no projeto “NaMoral – Ética, Integridade e Cidadania”. O encontro foi aberto a membros do MPRJ que pretendem conhecer e replicar o projeto em outras escolas públicas.

Desenvolvido para difundir o conceito de cidadania plena, o valor da honestidade e colaborar na formação de cidadãos responsáveis, o projeto NaMoral, que contou com o apoio da SMIT, reuniu nesta quarta-feira (13/12), no auditório do edifício-sede do MPRJ, os principais atores do programa, que vem fazendo a diferença em três escolas da rede municipal de ensino. O encontro contou com a participação do Secretário Municipal de Educação, Renan Ferreirinha, da gestora do NaMoral no Rio de Janeiro, a titular da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Proteção à Educação da Capital, promotora de Justiça Gláucia Santana, e de integrantes do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Proteção à Educação (CAO Educação/MPRJ), do Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ) e do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

Ao longo do ano, participaram da edição do NaMoral MPRJ 2023 alunos do oitavo ano da Escola Municipal Miguel Ramalho Novo (8ª CRE), em Realengo; da Escola Municipal Fernando Barata Ribeiro (9ª CRE), em Santíssimo; da Escola Municipal Jornalista Carlos Castelo Branco (10ª CRE), em Paciência.

“É um prazer ver o Na Moral virar realidade no Rio de Janeiro. Muito bom ver os jovens incluírem, em suas rotinas, momentos de reflexão sobre a cultura da integridade e colocarem em prática o que aprenderam na teoria. O projeto mostra como é importante a integração de órgãos de várias instâncias, que compreendem que ética e integridade são valores essenciais na formação de nossos alunos. Parabéns à Secretaria Municipal de Educação e ao Ministério público!”, disse Rodrigo Corrêa, Secretário de Integridade, Transparência e Proteção de Dados.

Durante o evento foram exibidas imagens dos melhores momentos das missões desenvolvidas pelas três escolas e da criação do super-herói que tem como características valores éticos escolhidos pelos próprios alunos, a partir das etapas do projeto. Também haverá relatos de experiências vivenciadas pela comunidade escolar durante o projeto, leitura de poesia, apresentação de coreografia e do coral de alunos. O objetivo do NaMoral é desenvolver ações educativas e práticas que promovam o engajamento dos estudantes na missão de transformar o ambiente escolar em um local de vivências de integridade, responsabilidade, respeito, cidadania, justiça, empatia e honestidade.