• SMIT realiza novas palestras sobre Programa Carioca de Fomento à Integridade Pública
Publicado em 25/04/2024 - 14:38  |  Atualizado em 06/05/2024 - 14:39

Nos dias 18 e 25/04, a equipe de Integridade, da Secretaria Municipal de Integridade, Transparência e Proteção de Dados, realizou novos treinamentos para agentes públicos. O público participante foi formado por pontos focais de todos os órgãos e entidades da Prefeitura, responsáveis pela implementação do FIP.Rio (Programa Carioca de Fomento à Integridade Pública).

O FIP.Rio estabelece os princípios e diretrizes relativos à promoção da integridade pública no Rio de Janeiro. Entre os objetivos do FIP.Rio estão a disseminação da cultura de integridade nos órgãos municipais – para alcançar também parceiros institucionais e a sociedade carioca – e o incentivo ao uso de canais de denúncia nas hipóteses de violações de condutas éticas para criar um ambiente seguro ao denunciante.

Dando seguimento aos objetivos do FIP.Rio, as palestras realizadas trataram sobre a implementação, no ano de 2024, do Programa de Integridade em toda a Prefeitura.  Durante a palestra, foram esclarecidos os princípios, objetivos, diretrizes, pilares e mecanismos relativos ao fomento da integridade pública no município, visando ao aprimoramento da prevenção, detecção e correção das ocorrências de violações de condutas éticas.